A forma correta de fazer a LOWCARB

Dra Fabiana Franca

Que é a dieta do momento todo mundo sabe, mas que existe a estratégia correta de utilizar a redução dos carboidratos pouca gente sabe.
O que muitos fazem é apenas cortar drasticamente o consumo deste macronutriente e substituir seu consumo por uma dieta riquíssima em proteínas. Sem levar em consideração micronutrientes e outro macronutriente muito importante, como os lipídeos.
LOW de baixo carboidratos e HIGH de alto consumo de gorduras. É assim que preconizamos o cardápio da dieta lowcarb. Alto consumo de gorduras boas como abacate, linhaça, coco, amêndoas, castanhas de caju e castanhas do para. E para que todo esse monte de gordura seja metabolizado é necessária muita ingestão de fibras e água. Além de um bom funcionamento intestinal.
Grandes queixas de intestino preso são relatadas em pacientes que fazem uso desta estratégia sem o acompanhamento de nutricionistas. A recomendação de 25g de fibras ao dia se mantém e o consumo de 40ml de água por kg de peso ao dia também.
Reduzir carboidratos seria mantê-los na dieta também. Dando prioridade para os alimentos de baixo índice glicêmico como legumes, verduras e frutas, evitando consumo de farináceos, açúcares e raízes. Como exemplo, utilizamos muito abóbora, brócolis, morangos, kiwi, couve-flor, abobrinha, berinjela e repolho.
Mas e a proteína? Tem que aumentar mesmo? Não. O que acontece é que poucas pessoas consomem adequadamente a quantidade proteica. Então parece que devemos aumentar suas doses. Engano seu, meu, nosso. Todas as refeições devem ter proteínas. Devemos calcular de 0,8g a 1,2g por kg de peso corporal. E ainda assim, distribuir fracionadamente nas refeições.
Agora que você entendeu um pouco melhor essa estratégia tão polemica, tão falada, recentemente difundida, porém, usada há muitos anos por mim, me diga o que você achou nos comentários, vou adorar saber sua opinião.

Mariana Tornincasa Cabral – Nutricionista CRN³ 26.148
Sou especialista em resistência à insulina, emagrecimento, fitoterápicos, suplementação clínica e esportiva, auriculoterapeuta e coach de emagrecimento em programação neurolinguística. Minha linha de trabalho é a nutrição comportamental associada à lowcarb.

Dra Fabiana Franca

Newsletter

© 2021

Feito por Exata Design

Abra o chat
Posso ajudar?