Cirurgia da Obesidade

Bypass Gástrico

Sem dúvida é a cirurgia mais realizada no mundo. Só nos Estados Unidos são realizadas mais de 200 mil cirurgias por ano. No Brasil, acredita-se que em 2015 serão realizadas em torno de 60 mil procedimentos de um total estimado de 100 mil cirurgias bariátricas.

Bypass em inglês quer dizer “desvio” e é exatamente o que é feito: Um desvio de uma grande parte do estômago e uma pequena parte do intestino delgado. É operação que conta com a diminuição do estomago em desvio da rota da comida através do tubo digestivo para proporcionar menos fome e maior saciedade. A ação é mista, com restrição da quantidade de alimento ingerido e também disabsorção.

(Vídeo animação) O vídeo é uma representação do que ocorre na cirurgia



Realiza-se um grampeamento (costura) que reduz o tamanho do estômago a cerca de 10% do que era, deixando um estomago (pouch) de 20ml. Depois é realizado um desvio do trânsito alimentar (bypass em Y) diretamente a uma área distal do intestino delgado. O Bypass Gástrico cria um “atalho” no tubo digestivo e quando a comida chega ao intestino terminal existe a produção de hormônios que causam a saciedade a nível cerebral logo a pessoa não quer mais comer, além desse desvio causar disabsorção.

O fato de o estômago ficar menor não quer dizer que você irá passar fome. O pouco que ingerir irá dar saciedade. É muito comum depois desta operação os pacientes perderem totalmente o apetite. É muito importante não confundir apetite com “vontade de comer”.

A perda média de peso nesta cirurgia é de 35 a 40% do peso inicial. É a cirurgia considerada procedimento padrão entre as operações bariátricas, demonstrando um grande sucesso em relação ao controle e cura das comorbidades. É necessário suplementação vitamínico-mineral.

Acompanhe as publicações e artigos

Blog e Notícias

Dra Fabiana Franca

Bariátrica e Psicólogo(a)

Qualquer que seja a mudança em que se decida que aconteça na vida se faz necessário um planejamento e preparo.
Assim para quem vai buscar a cirurgia bariátrica irá fazer uma mudança de vida.

Veja + »

A Cirurgia Metabólica

diabetes tipo 2 está diretamente associada à obesidade. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes mais de 425 milhões de pessoas têm diabetes no mundo, sendo que 13 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil, o que representa 9% da população brasileira. Com a nova resolução do CFM estas pessoas passam a ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica, caso o tratamento clínico não apresente resultados.

Veja + »
Dra Fabiana Franca

Cirurgia Bariátrica – Uma solução segura e eficaz no combate a obesidade

Introduzida no Brasil nos anos 1990, a cirurgia bariátrica passou por uma autêntica revolução nas últimas duas décadas O número de procedimentos no país pulou de 34 mil para quase 70 mil em oito anos. Cirurgias cada vez menos invasivas, realizadas através de minúsculas incisões e visualizadas em monitores de altíssima resolução, grampeadores inteligentes, bisturis ultrassônicos, braços robóticos e outras tecnologias chegaram para aumentar a segurança, o conforto e a efetividade do tratamento da obesidade.

Veja + »

Dra Fabiana Franca

Newsletter

© 2021

Feito por Exata Design

Abra o chat
Posso ajudar?