Cirurgia da Obesidade

Balão intragástrico

É um método endoscópico da colocação de um balão intragástrico dentro do estômago. Por meio de endoscopia, coloca-se um balão de silicone com volume de cerca de 600 ml dentro do estômago. Em nenhum lugar do mundo é utilizado como método definitivo de tratamento da obesidade mórbida, já que sua utilização é temporária.

A presença do balão dentro do estômago causa uma sensação de plenitude (estômago cheio). O paciente sente-se satisfeito mais rapidamente quando se alimenta.

Quem pode colocar o balão é basicamente qualquer paciente com IMC entre 30 e 35 Kg/m2 que já tenha se submetido a outros tratamentos convencionais ou com IMC acima de 35 Kg/m2 que não quer se submeter à cirurgia e tentar mais uma vez um tratamento clínico.

Pode ter indicação também nos superobesos (IMC >50) como alternativa para perda de peso pré operatória e diminuir assim os riscos da cirurgia e preparo para o procedimento, já que com a redução do peso há também melhora das comorbidades.

Não é um método recomendado como tratamento definitivo para a obesidade mórbida, pois tem duração de tratamento de 4 a 6 meses, tempo após o qual precisa ser obrigatoriamente removido.

A estimativa de emagrecimento é de 10 a 15% do peso.

Acompanhe as publicações e artigos

Blog e Notícias

Dra Fabiana Franca

Bariátrica e Psicólogo(a)

Qualquer que seja a mudança em que se decida que aconteça na vida se faz necessário um planejamento e preparo.
Assim para quem vai buscar a cirurgia bariátrica irá fazer uma mudança de vida.

Veja + »

A Cirurgia Metabólica

diabetes tipo 2 está diretamente associada à obesidade. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes mais de 425 milhões de pessoas têm diabetes no mundo, sendo que 13 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil, o que representa 9% da população brasileira. Com a nova resolução do CFM estas pessoas passam a ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica, caso o tratamento clínico não apresente resultados.

Veja + »
Dra Fabiana Franca

Cirurgia Bariátrica – Uma solução segura e eficaz no combate a obesidade

Introduzida no Brasil nos anos 1990, a cirurgia bariátrica passou por uma autêntica revolução nas últimas duas décadas O número de procedimentos no país pulou de 34 mil para quase 70 mil em oito anos. Cirurgias cada vez menos invasivas, realizadas através de minúsculas incisões e visualizadas em monitores de altíssima resolução, grampeadores inteligentes, bisturis ultrassônicos, braços robóticos e outras tecnologias chegaram para aumentar a segurança, o conforto e a efetividade do tratamento da obesidade.

Veja + »

Dra Fabiana Franca

Newsletter

© 2021

Feito por Exata Design

Abra o chat
Posso ajudar?