Bariátrica e Psicólogo(a)
Qualquer que seja a mudança em que se decida que aconteça na vida se faz necessário um planejamento e preparo.
Assim para quem vai buscar a cirurgia bariátrica irá fazer uma mudança de vida.
Cirurgia Metabólica
Define-se Cirurgia Metabólica qualquer intervenção do tubo digestivo, que tem como finalidade o controle do diabetes do tipo 2, com ou sem medicação através de mecanismos independentes da perda de peso.
A Cirurgia Bariátrica e Metabólica são realizados com a mesma técnica cirúrgica, o bypass gástrico. Entretanto, apesar de parecidas, elas possuem objetivos diferentes. O foco da cirurgia bariátrica é a perda de peso, enquanto o da metabólica é o controle do diabetes, o que, em segundo plano, também contribui para o emagrecimento, a mudança do estilo de vida e a melhor alimentação do paciente.
A cirurgia metabólica é definida como uma cirurgia do trato gastrintestinal com intenção de tratar diabetes e, consequentemente, a obesidade. Nesse procedimento, o paciente passa por uma transformação endócrina, com alterações na síntese de hormônios responsáveis pelos níveis de açúcar no sangue
Foram feitos vários estudos, e foi verificado que as modificações no tubo digestivo pela Cirurgia da Obesidade levam a alterações hormonais (a principal delas é o aumento do hormônio GLP1), que estimulam o pâncreas a produzir insulina levando à remissão do diabetes em até 70% dos casos
Para realizar a cirurgia metabólica, é preciso seguir alguns critérios:
Ter diabetes miellitus tipo 2 e ter IMC entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m².
Ter mais de 30 anos e no máximo 70 anos.
Ter diabetes miellitus tipo 2 há menos de 10 anos.
É necessário comprovar que o paciente já tentou outros tratamentos e não obteve sucesso.
Quando se visa o tratamento do diabetes a técnica cirúrgica mais indicada é o Bypass Gástrico, embora a técnica Sleeve ou Gastrectomia Vertical também leva a remissão do diabetes em um percentual menor.
A cirurgia metabólica é o único tratamento, até o momento, capaz de produzir remissão do diabetes tipo 2. Para se ter ideia, 90% dos pacientes operados apresentam remissão do diabetes durante 10 a 15 anos de pós-operatório, contra 5% dos não operados que seguem programas conservadores de controle da doença.
Qualquer que seja a mudança em que se decida que aconteça na vida se faz necessário um planejamento e preparo.
Assim para quem vai buscar a cirurgia bariátrica irá fazer uma mudança de vida.
diabetes tipo 2 está diretamente associada à obesidade. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes mais de 425 milhões de pessoas têm diabetes no mundo, sendo que 13 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil, o que representa 9% da população brasileira. Com a nova resolução do CFM estas pessoas passam a ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica, caso o tratamento clínico não apresente resultados.
Introduzida no Brasil nos anos 1990, a cirurgia bariátrica passou por uma autêntica revolução nas últimas duas décadas O número de procedimentos no país pulou de 34 mil para quase 70 mil em oito anos. Cirurgias cada vez menos invasivas, realizadas através de minúsculas incisões e visualizadas em monitores de altíssima resolução, grampeadores inteligentes, bisturis ultrassônicos, braços robóticos e outras tecnologias chegaram para aumentar a segurança, o conforto e a efetividade do tratamento da obesidade.
© 2021
Feito por Exata Design