Bariátrica e Psicólogo(a)
Qualquer que seja a mudança em que se decida que aconteça na vida se faz necessário um planejamento e preparo.
Assim para quem vai buscar a cirurgia bariátrica irá fazer uma mudança de vida.
Cálculo na Vesícula
A vesícula biliar é o órgão responsável por concentrar e armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que é liberado no intestino durante a passagem dos alimentos participando efetivamente da digestão.
A formação de cálculos (pedras) na vesícula biliar pode ocorrer ocasionalmente.
É mais comum em mulheres, obesos, diabéticos e idosos, mas há casos registrados em jovens, não obesos e homens.
Os cálculos (pedras) biliares podem permanecer silenciosos durante anos ou se manifestarem a qualquer momento. As pedras de vesícula biliar podem causar vários problemas de saúde.
As pedras frequentemente movimentam-se e podem entupir a vesícula biliar causando dor, que é a chamada cólica biliar. A crise de vesícula biliar pode complicar-se com infecção bacteriana e surge a “Colecistite Aguda”, necessitando de internação e cirurgia de urgência
A pedra pode sair da vesícula biliar e seguir entupindo o canal do fígado (Coledocolitiase). Nesse caso o paciente apresenta icterícia (olhos amarelados) com fezes brancas e urina escura. Se ocorrer infecção da bile represada no fígado surge febre alta com calafrios (Colangite).
Em alguns casos, a pedra pode entupir o canal do pâncreas, causando a temível “Pancreatite Aguda”. O paciente apresenta intensa dor abdominal que irradia em faixa para as costas e vômitos incontroláveis. Trata-se de doença gravíssima com elevado risco de morte.
Devido a possibilidade de haver complicações, quando os cálculos na vesícula são diagnosticados deve ser programada a cirurgia de colecistectomia, que é a retirada da vesícula biliar.
A cirurgia eletiva (com data marcada) de colecistectomia é sempre a melhor opção, com ótima recuperação e apena 1 dia de internação. É realizada por videolaparoscopia, com pouca dor e bom resultado estético.
Qualquer que seja a mudança em que se decida que aconteça na vida se faz necessário um planejamento e preparo.
Assim para quem vai buscar a cirurgia bariátrica irá fazer uma mudança de vida.
diabetes tipo 2 está diretamente associada à obesidade. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes mais de 425 milhões de pessoas têm diabetes no mundo, sendo que 13 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil, o que representa 9% da população brasileira. Com a nova resolução do CFM estas pessoas passam a ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica, caso o tratamento clínico não apresente resultados.
Introduzida no Brasil nos anos 1990, a cirurgia bariátrica passou por uma autêntica revolução nas últimas duas décadas O número de procedimentos no país pulou de 34 mil para quase 70 mil em oito anos. Cirurgias cada vez menos invasivas, realizadas através de minúsculas incisões e visualizadas em monitores de altíssima resolução, grampeadores inteligentes, bisturis ultrassônicos, braços robóticos e outras tecnologias chegaram para aumentar a segurança, o conforto e a efetividade do tratamento da obesidade.
© 2021
Feito por Exata Design